quarta-feira, 6 de junho de 2018

Fenômeno raro em forma de ‘onda’ no céu é visto em Juruti, no Pará



Por G1 Santarém

Fenômeno raro visto no céu de Juruti, no Pará (Foto: Reprodução/TV Globo)


Um fenômeno no céu chamou a atenção de moradores de Juruti, município com cerca de 56 mil habitantes no oeste do Pará. A formação de nuvens em forma de “onda”, ocorrida na terça-feira (5), atraiu olhares e despertou curiosidades pela beleza e raridade. (veja vídeo abaixo)


As nuvens puderam ser vistas em formatos gigantescos, de vários pontos da cidade. O fenômeno começou pouco antes do amanhecer. Em seguida, fotos e vídeos do acontecimento tomaram conta de redes sociais e grupos de aplicativo de mensagens.


Fenômeno raro em forma de ‘onda’ no céu’ é visto em Juruti, no Pará

Segundo meteorologistas, o espetáculo visual é na verdade um fenômeno raro chamado de shelf cloud, popularmente chamado de “nuvem prateleira”. Geralmente, a shelf cloud antecede um temporal, mas nem sempre ela aparece no céu.


Previsão do tempo


Na terça-feira (5), havia alerta de temporais no Pará e eles começaram logo cedo, horário do naufrágio de uma lancha no rio Amazonas, em Santarém. Calor e umidade deixam a atmosfera estável e formam as nuvens de temporais, o que ocorreu na região.


As imagens de satélite na terça mostram que houve um aglomerado de nuvens no céu do estado, que começou em Belém, com rajadas de 60 km/h e foi seguindo para Santarém, com registros oficiais de 40 km/h de rajadas, mas que podem ter passado.


Ainda pode chover?


O alerta é de mais chuva nesta quarta-feira (6) na região. A zona de convergência intertropical (aquela organizadora de nuvens de chuva) continua atuando entre o Pará e o Amapá. Pode haver mais chuva na região de Santarém e Belém. (veja previsão abaixo).

Previsão alerta para riscos de temporais no Pará